Existem codecs que vao reduzir a banda necessaria, mas tu pode ser
conservador e pensar em 64Kbps por canal simultaneo.

Link ADSL nao eh a melhor estrategia. Se tu vai colocar toda tua estrutura
telefonica em cima de uma operadora VoIP externa, seria interessante ter um
link mais confiavel. Mais isso tudo depende de quantidade de ramais e de
custo. Tu poderia deixar teu link normal para navegacao e contratar um
menor soh para a telefonia. Mas fica a pergunta: compensa financeiramente?

Eh tudo uma relacao de custo x beneficio. Se tu quer ter 2, 3 chamadas
simultaneas, tu pode ate considerar teu link atual, mas foca numa
estrategia de QoS para garantir que a qualidade das ligacoes nao sejam
comprometidas.

[]s

Marcelo H. Terres <mhter...@gmail.com>
IM: mhter...@jabber.mundoopensource.com.br