Prezado colega (não sei seu nome),

    Inicialmente sugiro que você retire - ou peça a alguém que o faça - amostras indeformadas de solo para analisar o máximo armazenamento de água . Essas amostras devem ser retiradas com pequenos anéis metálicos (não é regra fixa, mas geralmente têm 5 cm de diâmetro e 4-5 cm de altura). As amostras devem ser retiradas, ao menos, no meio das camadas de 0-20 cm e 20-40 cm. Melhor ainda se retirar também na camada de 40-60 cm.
    Há diversos laboratórios que podem fazer essa análise, basta perguntar aqui mesmo na lista. Que eu saiba, há os laboratórios da UNESP (Jaboticabal, Botucatu e Ilha Solteira) e da ESALQ/USP (Piracicaba).
    Com os resultados é possível calcular o armazenamento de água no seu solo e planejar o turno de rega mínimo (menor intervalo entre irrigações), ou seja, o mínimo tempo entre uma irrigação e a seguinte.
    Para fazer o manejo da irrigação há diversos métodos: estimativas com dados climáticos, medição da umidade do solo e uso conjunto dos dois já citados. Como você ainda não conhece bem seu solo, sugiro que utilize o método do controle direto da umidade do solo.
    Para fazer tal controle são necessários instrumentos simples: um trado para retirar amostras de solo, pequenas embalagens fechadas (caixinha de filme, por exemplo), uma balança com precisão de 0,1 g e um forno de microondas, ou mesmo uma frigideira (dessas de fritar bife mesmo). O instrumento mais caro é a balança.
    Basta retirar as amostras de solo das camadas de interesse (0-20 e 20-40, por exemplo), colocar nas embalagens fechadas e identificar o local e a profundidade, e levá-las ao local de pesagem (o escritório da fazenda, por exemplo).  Retire cada amostra da embalagem e coloque sobre um papel ou um pires e leve ao forno de microondas por 10 a 15 minutos à potência máxima (parece receita de bolo), anotando a identificação da amostra em um papel e colocando ao lado da amostra.
    Caso não seja possível usar o microondas, faça a secagem das amostras em uma frigideira, secando uma a uma por cerca de 10-15 minutos.
    Prepare uma planilha para coletar os dados, contendo a identificação do local e da profundidade do solo, para facilitar o trabalho.
    Após esse tempo é só retirar as amostras e pesar na balança, anotando os valores na planilha previamente preparada.
    Se a umidade estiver acima do limite mínimo, não será necessário irrigar. Caso contrário, deve-se irrigar com uma lâmina tal que leve a umidade do solo ao máximo armazenamento.
    Consulte um especialista em irrigação para saber mais detalhes sobre a lâmina d´água de irrigação. Como exemplo ilustrativo, lembre-se que numa volta, um pivô central de 80 ha pode aplicar de 4000 a 9600 m³ de água (5 a 12 mm/volta) e consumir de 1700 a 4100 kWh, num custo de energia de R$ 374,00 a R$ 902,00. Portanto, a assessoria de um especialista não custa caro.
    Um abraço e sucesso em sua empreitada.

Fernando
   
-- 
Fernando Campos Mendonça
Embrapa Pecuária Sudeste
Rod. Washington Luiz, km 234
Caixa Postal 339
13560-970 São Carlos-SP
(16) 3361-5611 / 3361-5754 (fax)
Skype - fcmendon
MSN - [EMAIL PROTECTED]
   


Angélica Nunes Bertelli Maschietto escreveu:
O endereço eletrônico é da minha mulher , porém me chamo Alexandre , sou Engenheiro Agrônomo e necessito de informações a respeito de irrigação de pastagem em pivô central .
Atualmente estou trabalhando em uma fazenda na região de Água Clara -MS onde possui dois pivôs , um para rodízio do gado ( com Brizanta ) e outro com MG5 implantado recentemente para corte e ensilagem .
A duvida é sobre a lamina d'agua necessária para irrigar as pastagens , qual turno de rega , enfim quanto de água necessitarei para suprir as pastagem .
O solo é bastante arenoso e baixa fertilidade ( estamos corrigindo ) e a temperatura é alta .
Como devo proceder para elaborar um planejamento técnico .
 Estarei aguardando resposta ...
 Obrigado.
-- 
Fernando Campos Mendonça
Embrapa Pecuária Sudeste
Rod. Washington Luiz, km 234
Caixa Postal 339
13560-970 São Carlos-SP
(16) 3361-5611 / 3361-5754 (fax)
Skype - fcmendon
MSN - [EMAIL PROTECTED]


-- 
Fernando Campos Mendonça
Embrapa Pecuária Sudeste
Rod. Washington Luiz, km 234
Caixa Postal 339
13560-970 São Carlos-SP
(16) 3361-5611 / 3361-5754 (fax)
Skype - fcmendon
MSN - [EMAIL PROTECTED]




Responder a