Rafael, considerando então :

Rafael Helm - Trevisan Tecnologia escreveu:
> Olá Rubens, mas considerando a seguinte situação:
>
> Temos duas máquinas idênticas em termos de hardware, uma com Win2003 Server
> e outra com Linux (considere a melhor distribuição Linux que vc conhece).
>
> Na média, qual é vantagem do ambiente Linux?
>
> - "Somente" Performance?

       Perfomance, segurança, escalabilidade etc. . . o linux tem
inúmeros pontos a seu favor para PostgreSQL em relação ao Windows.
(Considerando o Debian).
> - Existem bugs que só ocorrem no Windows?

      Apesar da adaptabilidade para funcionamento em ambiente Windows,
acredito que não existam tantos bugs, acredito que existam situações que
precisam ser melhor adaptadas para funcionarem em Windows.
> - Existem ferramentas de administração melhores para Linux?

     Questão de gosto e praticidade, muitos ainda usam o VI para editar
log e avalia-lo, outros usam ferramentas de terceiros, outros
desenvolvem suas ferramentas, mas no contexto geral existem ferramentas
(poucas mas existem) para ambos os ambientes.
> Atenção pessoal, não estou questionado se Linux é melhor que Windows e vice
> versa, só estou querendo entender se realmente é necessário utilizar o Linux
> para montar um servidor "de verdade" para hospedar o PostgreSQL ou se pode
> ser alcançado este objetivo com servidores Windows também.

   Quanto ao servidor ser Windows ou Linux, se me perguntasse em qual o
caminho natural que eu seguiria eu apontaria para o Linux por ser o
ambiente natural do PostgreSQL e por outros quesitos que influenciam em
melhor no trinômio performance/segurança/escalabilidade.