latin1 não é uma codificação muito boa...
O Osvaldo postou isso no passado (tem várias threads sobre isso, peguei uma
mais recente e com mais links).

Copiando o que o Osvaldo escreveu:
(...)
O histórico tem diversas threads sobre isso.
Creio que você deva ler este post do Roberto Mello:
http://blog.divisiblebyfour.org/search/label/encoding
(bem como o artigo do Joel Spolsky que ele cita).

Estas threads (dentre outras) falam sobre isso:
http://www.nabble.com/encoding-to9394266.html#a9400650
http://www.nabble.com/Qual-o-melhor-Encode-para-o-Brasil--td15857951.html#a15857951
http://www.nabble.com/Ainda-sobre-Latin1-no-8.3-td15913717.html#a15923070
(...)