Osvaldo Kussama escreveu:
> Só para complementar:
> existem soluções que utilizam os métodos existentes em linguagens como
> perl e python. Uma delas você pode ver em:
> http://wiki.postgresql.org/wiki/Strip_accents_from_strings

Existe solução em C também [1]. Neste caso ele gera uma tabela de mapeamento
utilizando o padrão Unicode. Assim, ele faz a conversão de MinhaCodificação
para UTF-16 (utilizando iconv), faz a busca na tabela, substitui os caracteres
encontrados e depois converte novamente para MinhaCodificação.

> PS. Nestes casos também não sei quais os critérios utilizados para
> línguas não contempladas nos encodings latin-x.

O critério é o padrão Unicode.

[1] http://www.nongnu.org/unac/unac-man3.en.html

--
  Euler Taveira de Oliveira