é o seguinte.....acho que vc não entendeu.......vc pode atingir o resultado
desejado dependendo de ONDE ficará postado o resultado da consulta.....deixa
eu dar um exemplo:

vc faz uma consulta pra imprimir a string rua de um cliente(digamos que seja
Cj. Rio Xingú).....para ser mostrada no browser pela compilação de uma
pagina em PHP rodando pelo apache......se seu apache estiver configurado pra
exibir ISO-8859-1.....mas sua consulta retorna caracteres em UTF-8 o que
será exibido sera uma string com falhas em acentuação....... por isso quero
saber pra onde vai essa consulta......acho que me expressei melhor agora.
Porem falo isso pra ajudar o cara do topico ae....só por isso....espero que
vc comprenda agora....