> Nos meus testes comparando MySQL com Postgres em acesso remoto a mesma
> estrutura de dados e indices o MySQL fica um pouco mais rapido, mas nada que
> justifique uma migração, eu ainda prefiro o Postgres pela robustes.

Esses testes não suportam uma generalização de que o MySQL seja mais
rápido que o PostgreSQL em acesso remoto.  Há muitas variáveis a
considerar.  Mesmo para a situação específica que você testou,
precisaria comparar a diferença entre o mesmo trabalho em acesso
remoto ou local.

> Olha, eu uso Delphi a muitos anos e gosto muito, mas quando se fala em
> acesso a base de dados remoto pra trabalhos pesados, aiii... que desespero,
> corro logo pra uma linguagem mais apropriada. no meu caso PHP.

Creio que seria importante diferenciar a linguagem (Object Pascal) do
ambiente de desenvolvimento, o Delphi.  A linguagem não morre; o
Lazarus está aí para isso.  Mas o futuro do Delphi é cada dia mais
irrelevante.

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:leand...@jabber.org