Em 19 de março de 2016 12:05, Fabrízio de Royes Mello <
fabri...@timbira.com.br> escreveu:

> Está correta... o que vc precisa ter em mente é que a quantidade total
> de memória que vc deve referenciar ali no pgconfig é aquela que será
> *dedicada* para o PostgreSQL. Então se seu server tem 4GB podemos
> presumir que vc queira deixar 1GB para SO, então vc deve colocar ali 3GB
> para calcular o que será *dedicado* ao PostgreSQL.

Acho que isso poderia ficar como um aviso, não? Assim eu coloco um warning
(dizendo que 1gb foi tirado do calculo para o SO, e caso o servidor seja
compartilhado, deve-se preencher o valor que gostaria que fosse alocado ao
postgres).

> Essa questão do work_mem é bem delicada, porque se vc tiver uma situação
> bem extrema onde todas suas 100 conexões executem uma
> agregação/ordenação que precise de 41MB (exatamente, pq se exceder ele
> irá usar disco) então vc terá um problema. E também poderia ocorrer em
> um cenário ainda mais improvável dessas 100 conexoes estarem executando
> query com sub-queries que usem mais de um slot de work_mem... bom ai sim
> vc tem problema.

Isso é uma coisa que já discutimos aqui na lista e é quase impossível
computar com 100% de certeza. Normalmente eu uso o default do pgconfig.org
e fico acompanhando a geração de temp files vs quantidade de vcs que essas
queries rodam. quando é frente eu aumento na tentativa de gerar menos
arquivos temporários.

> De qualquer forma é um cenário improvável mas não impossível, então a
> minha sugestão sempre é fazer uma configuração inicial (usando o
> pgconfig por exemplo), acompanhar (geracao de temp files) e ir
> ajustandoo para obter melhor performance.

:)

--
Sebastian Webber
http://swebber.me