From: Tiago José Adami
Sent: Sunday, April 3, 2016 11:59 PM
To: PGBR
Subject: Re: [pgbr-geral] Como tratar a concorrencia Update x Select

Em 02/04/2016 00:48, "Sebastian Webber" <sebast...@swebber.me> escreveu:
> Nada impede fazer isso com um banco de dados pra todos os caixas. Essa tua
> proposta parece boa num cenário de alta concorrência, mas fico com as minhas
> dúvidas se a realidade do colega tem essa demanda.

Não tem relação com o PostgreSQL, mas se não me engano a lei do PAF/ECF  exige
que todos os caixas tenham "bases de dados" individuais para funcionarem de
forma independente em caso de falha de comunicação com o servidor.
Seria bom o OP verificar isso, já
resolveria 2 problemas de uma só vez.

Eu já pensei em deixar os caixas individuais, esse sistema eu peguei andando e
estou fazendo as alterações necessárias pra adequar melhor ao “padrão” de
desenvolvimento de PDVs, alguns lojistas simpesmente não tem grana pra manter
um nobreak (ou estrutura) em cada caixa então temos que dançar conforme a
música, esse lojista por exemplo me disse, não se preocupe eu não vou comprar
nobreak, quando acabar a luz eu espero chegar, (eu ri, fazer o que), mas ainda
falando de nobreaks, exitem lugares que podem ter nobreaks nos caixas e
servidores, então neste caso manter base de dados indivivuais só seria um
serviço a mais para a empresa de software, mas...
Eu  trabalhava em uma empresa de cartões que não podia parar tinha que ser 24h,
então algumas PAs e os servidores (Dados, URA e POS) eram com nobreaks
parrudos. Penso que algumas “regras” num mundo tão diversificado acabam sendo
pesadas demais, concordo que deva ter um certo “padrão” nas coisas para não
fugir do controle e outras pessoas poderem dar auxilio neste ou naquele projeto
quando passados a terceiros, mas dizer que é certo ou errado eu pelo meno
evito, procuro analisar a necessidade e condições do cliente.

Quando a concorrencia, acho que dei um exemplo ruim, essa concorrencia pode
ocorrer em outras maquinas (não caixa) então a minha dúvida continua... mas
estou quase certo que estão executando a rotina de demanda em mais de uma
máquina, o que está causando esse problema.

Tiago J. Adami
Enviado do GMail / Android