Le jeudi 25 mai 2017 à 13:53 -0300, siste...@mvsoftware.com.br a
écrit :
> não faz sentido nem o Kate nem o Sudo mudar o Dono ou Grupo

Concordo!  Mas nunca se sabe.  De qualquer maneira, quem mais poderia
ser?  O próprio PostgreSQL é ainda mais improvável, já que ele não usa
os privilégios de superusuário, que eu saiba; por isso mesmo é que
existe o usuário ‘postgres’.

> ou seja quem está alterando o dono do
> arquivo me parece o Sudo, se ninguém conseguir me dizer que esse é o
> comportamento normal do sudo, vou dizer que é um bug "meio grave",
> não muito
> porque ele não tira a segurança do arquivo, muito pelo contrario ele
> fecha totalmente, mas isso derruba qualquer servidor.

Mas pense pelo outro lado que propus: não faz sentido usar privilégios
de superusuário para editar um arquivo que não precisa desses
privilégios; assim, o caso com o sudo seria mau uso, não defeito…

        Mas, como o assunto já rendeu muito, resolvi testar aqui no meu
Debian testing.  Nem GNU Emacs com su -, e com sudo nem gEdit, nem ed
nem nvi fizeram isso, então parece ser uma particularidade ou do
Kubuntu ou de tua configuração.  Aliás, não sei que versão do vi usas —
seria o vim?

> Até você descobrir que ele mudou o dono do arquivo, vai passar horas
> e horas quebrando a cabeça como eu.

Por isso mesmo que agradeci teu relato detalhado!  Para ajudar quem
passar pela mesma situação.

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:leand...@jabber.org