O problema de replicar a instância inteira, é que cada réplica de cada +200
instâncias ficarão em portas separadas no teu servidor de backup. Cada
instância roda em uma porta específica.

A vantagem disso é que, se caso dê algum problema em alguma das cidades e
você perca esse banco, você pode simplesmente copiar todos os dados da
pasta pgdata da porta específica do teu servidor de backup para a cidade
que deu problema.

Já a replicação lógica permite que você tenha todos os +200 bancos de dados
(sabendo que eles terão nomes diferentes, por exemplo) em uma mesma
instância no servidor de backup. Ou, em um mesmo banco de dados mas em
schemas diferentes. Isso seria muito útil porque você poderia fazer
consultas entre os dados replicados para extrair relatórios facilmente, por
exemplo. Replicação lógica é muito usada em data warehousing.

Mas qual seria a desvantagem disso? Não seria tão fácil recuperar um banco
de dados de uma cidade, caso dê problema. Replicação lógica não é a melhor
forma de backup, replicação física (streaming replication) sim. Mas
replicação lógica é a única forma que permite "misturar" os dados da forma
como você quer.

Na minha opinião, a melhor abordagem são as duas ao mesmo tempo. Mantenha
uma instância em cada porta, com replicação física, da forma como você já
faz. Então crie uma nova instância vazia em outra porta, e use replicação
lógica para replicar os dados seletivamente para dentro dessa instância.
Dessa forma, você estará seguro para recuperação de desastres (como você já
está), e ainda terá uma instância extra para agrupar os bancos, como você
quer fazer.

Mais sobre pglogical: https://www.2ndquadrant.com/en/resources/pglogical/

William Ivanski