Em 22-06-2017 11:00, Ricardo Campos Passanezi escreveu:
Pessoal, estava assistindo ontem um vídeo do pessoal da BSDNow.tv
(https://www.bsdnow.tv/). Específicamente era o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=zEMTfjzzP0s

Achei muito interessante e resolvi compartilhar aqui.

Não sou administrador de banco de dados, mas utilizamos aqui para alguns
poucos e pequenos projetos, além de usar para os sites também.

Como utilizo muito FreeBSD (e agora sempre com o ZFS), tenho acompanhado
esse pessoal aí. E nesse episódio eles fizeram uma abordagem excelente
sobre o uso do PostgreSQL em máquinas com ZFS (já tem alguns linuxes que
implementam, mas não sei qual a estabilidade/maturidade/etc; ou seja, as
considerações podem ser aplicadas também, creio).
No linux o pessoal do desenvolvimento está dando prioridade a estabilidade, a performance ainda é ruim.

Dá para ver a descrição em https://www.bsdnow.tv/episodes/2017_05_31-postgrezfs

E o link para o PDF que eles apresentam está em:
https://people.freebsd.org/~seanc/postgresql/scale15x-2017-postgresql_zfs_best_practices.pdf

É interessante, pelo menos do ponto de vista de aprendizado de
tecnologias.

[]'s

(1) https://github.com/zfsonlinux/zfs/wiki/FAQ#performance-considerations