Considerando duas máquinas com hardware e versões de postgresql diferentes,
o processo com menor down-grade seria com o pg_dumpall​ ou há alguma outra
forma de ser feito?

No meu caso seria migração do postgresql da versão 9.0 para  a 9.6

Atenciosamente
Rafael Bragatto Gratz

Projeta - Sistemas Orientados ao Seu Mundo
www.projetasistemas.com.br
Tel/Fax: (27) 3026-5959
Celular:  (27) 99244-4200