Em 10 de jul de 2017 5:47 PM, "Arthur Nascimento" <tur...@gmail.com>
escreveu:

> A melhor é aquela que você (ou a sua equipe) domina. É difícil ser melhor
que isso, já que a distro não faz nada por si só.
> Em segundo lugar, olhe também para a política de atualizações de cada
uma: bugfixes críticos precisam chegar em questão de poucas horas nas
máquinas de produção e, quando possível, automaticamente; enquanto que
atualizações com features novas ou mudanças maiores precisariam passar por
aprovação/homologação/validação/etc de vocês. Se a distro não tiver
políticas desses dois casos bem definidas você (na verdade a sua empresa)
vai estar correndo riscos em um ou nos dois lados. Nesse ponto eu prefiro
centos/rhel (pela documentação e suporte da RH), mas muita gente apoia
debian/ubuntu. E BSDs são excelentes também, mas eu conheço bem menos
deles. (Pessoalmente eu prefiro distros source based e rolling release, mas
profissionalmente é outra história.)

> Muitas mesmo. Anos atrás eu encontrei o PostgreSQL High Performance 9.0
do Gregory Smith. Os primeiros capítulos descrevem em muitos detalhes todos
os aspectos importantes nessa escolha (memória, processamento, I/O,
benchmarks etc), então eu recomendo muito ele como um começo. Parece que
esse ano saiu a versão atualizada para o 9.6, que eu não li ainda, mas se
seguir a linha da anterior, então vale a pena o investimento.

> Boa sorte,
> --
>
> Arthur Nascimento - tureba

Olá Beatriz,

Para um banco de dados todos os recursos são importantes para um equilíbrio
e boa performance.

Podemos destacar na seguinte ordem de importância: memória, disco
(quantidade e velocidade), CPU , rede, etc.

Como você disse que já possui um ambiente, o ideal para o novo é ser no
mínimo igual ao antigo, mas seria melhor que fosse um ambiente melhor já
prevendo o crescimento.

Depois de definido o hardware, pode-se definir o SO conforme já comentado
por aqui e por fim fazer a instalação e os tunings apropriados para o
ambiente.

Esta é apenas uma noção geral e há muito o que se aprofundar em cada ponto
de acordo com as necessidades da empresa e da aplicação.

Abs