Cara os passos que fiz para isso funionar foram os seguintes:

1 - instalalar o kerberes samba e squid

o kerberos se faz necessário para que o tráfego seja cifrado entre a máquina com samba+squid e o seu AD

não seu qual distro vc está usando, no meu caso foi a SUSE prefessional 9.3

eu instalei os seguintes pacotes:

kerberos+devels e libs
samba (se for a apartir do souce lemre de colocar o superte a winbind e ntlm )
winbind

as configurações:
para o kerberos fiz o seguinte:

[bdefaults]
    default_realm = SEUDOMINIO.COM.BR (em maiusculo mesmo)

[realms]
SEUDOMINIO.COM.BR = {
    kdc = SEUSERVERAD.COM.BR
    kdc = SEUSERVERAD2.COM.BR
    kdc = SEUSERVERADN.COM.BR
    admin_server = SEUSERVERAD.COM.BR
}

[domain_realm]
    .kerberor.server = SEUDOMINIO.COM.BR
[logging]
    kdc = FILE:/var/log/krb5kdc.log
    admin_server = FILE:/var/log/kadmin.log
    default = FILE:/var/log/krb5lib.log

[appdefaults]
        pam = {
                ticket_lifetime = 1d
                renew_lifetime = 1d
                forwardable = true
                proxiable = false
        }

Depois editei o /etc/nsswitch.conf   nas linhas:

passwd: compat
group: compat

mudei para:

passwd: compat winbind
group: compat winbind

e para testar se o kerberos está OK faça o seguinte:

kinit [EMAIL PROTECTED]

será solicitada a senha

após isso se não houver nenhum erro, o kerberos terá estabelecido uma sessão com o AD
OBS: o horário da ma´quina linux e a máquina com o AD devem estar sincronizados, senão vai dar erro. A tolerancia de de no máximo 4 minitos de diferença

Continuando, para ver se a sua sessão está estabelecida digite no prompt
klist

que mostrará a sua sessão com o AD.

Depois foi a vez do samba, as configurações foram:

# Global parameters
[global]
    unix charset = ISO-8859-1
    workgroup = SEUDOMINIO_NETBIOS
    realm = SEUDOMINIO.COM.BR
    netbios name = SERVER
    server string = Server
    security = ADS (MUITO IMPORTANTE ISSO)
    auth methods = winbind
    password server = SEUAD.COM.BR
    log file = /var/log/samba/log.%m
    max log size = 1000
    socket options = TCP_NODELAY SO_RCVBUF=8192 SO_SNDBUF=8192
    load printers = No
    os level = 233
    preferred master = No
    local master = No
    domain master = No
    dns proxy = No
    wins server = IP DO SERVER WINS
    ldap ssl = no
    idmap uid = 10000-20000
    idmap gid = 10000-20000
    template homedir = /home/%U
    template shell = /bin/bash
    winbind separator = +
    winbind cache time = 15
    winbind use default domain = Yes

depois de configurar o samba, é so juntar ele no domínio, o comando abaixo faz isso:

net ads join -U [EMAIL PROTECTED]

será solicitada a senha e em seguida umas mensagens informando que seu linux é um servidor membro so seu domínio windows

AH!!! antes que esqueça você deve ter um servidor WINS para que isso tudo funcione, eu particularmente instalei no server windows mesmo, é so habilitar o serviço, não precisa configurar nada.

Voltando. Depois de vc ter configurado o kerberos , configurado o samba, juntou o samba no seu dominio windows instalou o servidor WINS e tudo deu certo SE DEUS QUISER.

É hora de testar se o seu samba consegue consultar informações no seu AD.

Use os seguintes comandos:
wbinfo -u (para listar os usuarios na AD)
wbinfo -g (para listar os grupos no AD)

se retornou a lista dos usuarios e grupos, blz vamos agora pra o squid.

Lembre-se de compilar o seu squid com suporte a winbind e autenticação ntlm

depois de compilado e instalado o seu squid, é so configurar apra ele requerer autenticação:

nas linhas de autenticação do arquivo de configuração do squid, faça o seguinte:

auth_param ntlm program /caminho/do/seu/ntlm_auth --helper-protocol=squid-2.5-ntlmssp
auth_param ntlm children 5
auth_param ntlm max_challenge_reuses 0
auth_param ntlm max_challenge_lifetime 2 minutes
auth_param ntlm use_ntlm_negotiate off
auth_param basic program /caminho/do/seu/ntlm_auth --helper-protocol=squid-2.5-basic
auth_param basic children 5
auth_param basic realm Squid proxy-caching web server
auth_param basic credentialsttl 2 hours
auth_param basic casesensitive off

faça também ACLs requerindo a autenticação

depois é so iniciar o squid que ele vai estar pronto para a autenticação.

Algo interessante dessa configuração, é que ao colocar o IP do squid no navegador das máquinas windows,  não vai aparecer a caixinha solicitando usuário e senha para navegar na NET... pois são  usadas as credenciais do LOGON do usuario, muito bacana isso.

cara acho que é isso ai, espero ter ajudado.

2006/6/23, Tiago Durante <[EMAIL PROTECTED]>:
Bom dia Rogério!

On 6/23/06, Rogério Moura <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
>    Usa samba com winbind que funciona legal e o autenticador usa o ntlm_auth

É sobre esse cara mesmo que eu estou lendo, mas estou achando a
documentação que eu encontrei meio fraca ainda. Você tem algum
tutorial ou coisa do tipo de como foi feito isso? Qualquer dica é bem
vinda, pelo menos para eu poder determinar um caminho para seguir...

=)

Valeu!!!!!!

--
Tiago Durante