Não se assustem: se o kernel (linux ou windows) for compilado com PAE ele
vai acessar mais de 4G (na verdade 2^36). Mas aí o acesso à memória também
fica mais lento, porque o sistema terá que primeiro arrumar os bits extras
no barramento (não é muito porque boa parte do trabalho é feito no
processador, portanto transparente para as aplicações).

Num mundo onde os 64bits estão disponíveis, a melhor solução é deixar os 32
bits para os desks. Use PAE somente se quiser dar uma sobrevida aos 32 bits
servers.

O fato de os desks linux não aceitarem mais que 4G é simplesmente porque o
kernel não está compilado para tal. Compile e ele enxerga. Claro que a tua
placa mãe tem que ter os bits fisicamente ligados lá no barramento (mas a
maioria dos chipsets tem isso por padrão). Para Windows há outras questões
de compatibilidade que talvez influencie nisso, mas não sou expert em
windows, alguém por aí vai ter que confirmar se um desk windows 32bits pode
endereçar mais que 4G.

Note que essa discussão aparece porque está cada vez mais comum termos
servers (e às vezes até desks) com 4G ou mais. E esse é o limiar da
tecnologia. Logo, mais do que isso, fique com os 64bits. Dependendo do
processador (ou conjunto deles nos n-core) pode-se chagar a TiB.

André Cavalcante