Luis, Vc já verificou a latência desses usuários? vc deve ter habilitado qualify=yes, experimente testar valores acima de 500ms. exemplo: qualify=500
Sds. Rodolfo Em 28/06/06, Luis <lalberto em voipway.com.br> escreveu: > > Caros amigos da lista, alguns usuários do meu Asterisk mostra a informação > Status : UNREACHABLE quando digito sip show peer (Nº usuário) e quando > isso > acontece o usuário não consegue receber ligações e a qualidade fica ruim, > isso é, não consegue completar a maioria das ligações digitadas. > No primeiro momento pensei tratar-se de resolução de domínio, mas mesmo > com > o servidor proxy configurado nos equipamentos VoIPs com o IP tudo fica do > mesmo jeito. Notei que isso acontece quando o equipamento de VoIP está > atrás > de um NAT. Já habilitei no sip.conf: nat=yes e mesmo assim nada mudou. > Alguem tem alguma idéia de como resolver isso. > Abraços, > > Luís A. Imbriani > > _______________________________________________ > LIsta de discussões AsteriskBrasil.org > AsteriskBrasil em listas.asteriskbrasil.org > http://listas.asteriskbrasil.org/mailman/listinfo/asteriskbrasil > > _______________________________________________ > Acesse o wiki AsteriskBrasil.org: > http://www.asteriskbrasil.org > -------------- Próxima Parte ---------- Um anexo em HTML foi limpo... URL: http://listas.asteriskbrasil.org/pipermail/asteriskbrasil/attachments/20060628/dbb03333/attachment.html

