Olá Romeu, o SIP não suporta o NAT, as portas de Audio não passa pelo NAT, ele acaba chegando no destino com o IP de origem inválido. Já peguei o mesmo problema que você está tendo. No asterisk ele tem a opção na configuração do ramal de "nat=yes" mesmo com esta opção marcada ele não funciona legal o Audio.
O que você pode fazer para resolver o teu problema é criar ramais IAX2 no asterisk para os usuários remotos que precisam passar por NAT ou fazer uma VPN.

Sobre a questão do Audio não passar direto pelo asterisk você pode alterar a configuração do ramal canreinvite=yes para canreinvite=no que dai desta forma a ligação não passa pelo asterisk.
Abraço.