Estou acompanhando esta discussão e deparei-me com um dúvida que os amigos, com certeza, conseguirão responder...

Está claro a diferença entre solução baseada em ATAs e channel-bank, assim como a restrição de suporte a chamadas simultâneas usando G729. Agora a definição de 'profissional' (entendo referir-se ao resultado final da instalação) não me está clara. Como estão comparando a ATAs e Channel-bank, entendo que o cenário é de uma instalação onde todos os ramais estão numa mesma instalação, ou seja, é num único 'escritório'/planta.

Uma instalação com channel-bank, demanda alguns blocos de conexão (ou pelo menos um patch-panel no mesmo rack do channel-bank), fiação dedicada para cada um dos ramais a serem atendidos. Caso a instalação esteja substituindo um PaBX, a fiação já existe. Caso contrário deverá ser considerada nos custos do projeto. Independente disto haverá um custo de manutenção associado. Me refiro ao TCO de telefonia.

Já com o uso de ATAs, qual é a idéia? Distribuir os ATAs para posições próximas aos aparelhos ou 'amontoá-los' em alguma prateleira de um rack (ou 'pregá-los' numa parede) para deste ponto distribuir os pares metálicos? Vejo vantagens e desvantagens em cada uma das abordagens. Se a terminação dos pares forem concentrados num único ponto, o TCO de telefonia não será muito diferente.

Falando em custos, vem a lembrança do risco. Considerando que disponibilidade de um serviço pode ser medida como a possibilidade de seu uso, a opção de channel-bank parece-me muito mais suscetível a falhas do que um conjunto de ATAs. As chances de um channel-bank parar, paralizando _todos_ os ramais, entendo ser muito maior do que a chance de paralização de todos os ATAS. Assim, usando ATAs com 2 FXS, se colocar cada FXS num aparelho de área distinta, as chances de paralização do sistema são minimizadas. Isto só não é verdade se o MTBF do channel-bank for de uma ordem de grandeza de 2 a 3 vezes maior do que o MTBF dos ATAs.

Por fim, considerando o fator operacional e voltando ao 'profissional', temos as questões relacionadas com expansão, correção, operação e administração de configuração. Considero que todos os ATAs são de um único modelo e fabricante, assim, lembrando que existem mecanismos/ferramentas que permitem o desenvolvimento de configuradores automatizados, qual a diferença operacional entre as alternativas? Qual é mais 'profissional' e porque?

Desde já, agradeço pelas possíveis considerações e respostas.
Edson.