Saudações.
Hoje deparei com uma situação inusitada.
A dias estou tendo problema em um cliente onde o status do ramal na fila demora muito para ser atualizado e algumas vezes nem é.
O detalhe é que as mesmas configurações funcionam perfeitamente em outros clientes e já até reinstalei todo o sistema. Uso FreeBSD com Asterisk 1.4.
Hoje, quando colocava a máquina reinstalada no cliente, descobri que sempre que o gateway da rede está inalcansável o problema ocorre e a resolução do problema é instantânea quando o sistema passa a alcançar o gateway.
Para reproduzir o problema basta retirar o cabo que conecta a rede ao gateway ou mesmo configurar como gateway um ip que não exista na rede.
Esse problema tem me dado dor de cabeça a vários dias já que, o gateway do cliente tem algum problema e está descartando os pacotes do Asterisk. Não tenho acesso a configuração desse gateway que é nem poderei ter, por motivos que não vem ao caso agora.

Quero saber se alguém conhece uma resolução desse problema sem depender do gateway?
Pelo que pude entender os módulos sip e queue se comunicam pela rede e isso está provocando tal problema!! Claro que isso é o que consegui entender, que não quer dizer que é obrigatoriamente verdade já que não avaliei ainda esses dois módulos a fundo.

Obrigado.
--o
Cleber Ianes
cleberianes.blogspot.com -- Linux User #507338

KHOMP ::: External Series Experience :::
Um novo conceito para o mercado de aplicações que vai
fazer você pensar fora da caixa. Aguarde este lançamento
DIGIVOICE: Lider no mercado de placas para Asterisk
Único fabricante com Centro de Treinamento especializado.
LANÇAMENTO: Channel Bank TDMoE, até 64 canais FXS / FXO.
www.digivoice.com.br ou (11)3016-5200.
________
GATEWAY GSM-SIP, gateway Lyric VoIP com 2,4 e 6 canais GSM vía tronco SIP
Escalável até 240 canáis, Portabilidade Numérica,  Balanceamento de Carga,
Bilhetagem
Confira em http://www.yx.cl/landing/brasil/lyric_voip_asterisk.org
Shop Voip, representante exclusivo: www.shopvoip.com.br ou 0800-6021244