Bom dia Gian, obrigado pela resposta.

Já havia testado com AGI, fiz o contexto e as AGIs da seguinte forma:

Contexto :

context anlz01 {
_X. => {
NoOp( Entrada de ligação no contexto anlz01);
NoOp( Disparando fluxos paralelos no contexto anlz01);
AGI(anlz02.php);
AGI(anlz03.php);
NoOp( Finalizando contexto anlz01);
}
}

AGI anlz02.php :

#!/usr/bin/php -q
<?php
require_once('phpagi.php');

$agi = new AGI();

$agi->exec('NoOp',"Entrada de ligacao no contexto anlz02");
$agi->exec('Playback',"gravacoes/21971192789-20170103-143043-P1C55-E1,
noanswer");
$agi->exec('NoOp',"Saida de ligacao do contexto anlz02");

exit();

?>

AGI anlz03.php :

#!/usr/bin/php -q
<?php
require_once('phpagi.php');

$agi = new AGI();

$agi->exec('NoOp',"Entrada de ligacao no contexto anlz03");
$agi->exec('NoOp',"Aguardado 3s em anlz03");
$agi->exec('Wait',"3");
$agi->exec('NoOp',"Enviando o progress em anlz03");
$agi->exec('Progress',"");
$agi->exec('NoOp',"Aguardando 5s em anlz03");
$agi->exec('Wait',"5");
$agi->exec('NoOp',"Solicitando desligamento em anlz03");
$agi->exec('Hangup',"");
$agi->exec('NoOp',"Saida de ligacao do contexto anlz03");

exit();

?>

o resultado é que quando faço a ligação para o contexto anlzer01 ele chama
a AGI anlz02.php e executa o playback que mandei, mas só executa a
AGI anlz03.php quando o playback é finalizado e não simultaneamente.