Le Roi est mort, vive le Roi
O ano de 2007 foi o ano das redes sócias na web e dos sites colaborativos para a participação de todos. Prever para a Internet é sempre uma ousadia. Mas nada impede de pitonizarmos a nossa intuição pessoal de quem lida com a rede quase em tempo integral.
Assim para 2008, na Internet, penso que se pode esperar uma mudança de direção da web de redes sócias e colaborativas para uma estrutura voltada para satisfazer com eficiência as demandas pessoais dos usuários em número cada vez maior.
A web colaborativa foi mais eficaz em termos quantitativos que qualitativos. A perda da inocência é um ponto sem volta para as comunidades. A colaboração da web 2 ficou na troca de fotos, músicas, e fofocas, operadas ,principalmente por avatares adolescentes ou adultos na adolescência intelectual.
Há que notar, neste final de 2007, uma percepção da baixa utilização de sites como: Second Life, Facebook, My Space, Orkut e similares. Estes sites funcionaram quase sempre com uma racionalidade de exibição individual , tanto intelectual como figural. Uma troca de convescotes e fotos de beleza entre jovens e aqueles que nunca deixaram tal estágio. Tudo disfarçado de colaboração social.
A comunidade falada ou mais exatamente: a comunidade que discute sobre de si mesma só pode estar dormente - ou morta, e esta conversa foi o tema central de das discussões dos intelectuais da web. A perda da inocência é um ponto sem volta para as comunidades. .
O ano de 2008 será o ano da Web 3.0. A Web 3.0 pretende ser a da organização e o uso de maneira mais inteligente de todo o conhecimento já disponível na Internet. Pretende estruturar todo o conteúdo disponível na rede mundial de computadores dentro dos conceitos de compreensão das máquinas e "semântica das redes".
Os mecanismos de busca tem que entrar na web 3 ou não vão mais conseguir recuperar a informação. Estima-se hoje que existam 20 bilhões de sites na Internet e que para este número deva existir uma media de 3 documentos relevantes em cada site, Todos os browsers ( Google, Yahoo, Live, etc.) so acessam 37 % destes sites/documentos. Exiaste uma chamada "Deep Web" intocada, oculta. Mas cheia de documentos potencialmente relevantes.
Provavelmente muitos dos 100 milhoes de blogs estão nesta deep web. Os blogs que iniciaram como um diário de jovens na Internet abrigam hoje todas as atividades profissionais e são uma enorme fonte de informação "informal" sobre ciência, tecnologia, literatura, inovação, arte, cultura, etc...
Os jovens e adolescentes, de boa vontade, abandonaram há muito o email e os sites ditos sociais, Eles convivem em sites de troca de mensagens imediatas via celular, Ipods e outros gadgets instantâneos ( site tipo oTwitter) ou acreditem nos sites de sua "high school" ou universidade".
E depois a OCLC Online Computer Library Center em recente pesquisa aponta que o uso da Web não é mais dominado por jovens. Dois terços da sua amostra total da pesquisa indica que o usuário da web esta' com a idade no entorno de 50 anos e tem usado a rede por mais de 10 anos.
Mais que tudo em 2008 a Web modifica a estrutura da esfera pública como um espaço de liberdade para cada um divulgar suas ideias. O princípio da publicidade dos fatos e idéia define que: "o uso público da própria razão deve ser sempre livre e só isso pode fazer brilhar as luzes entre os homens. Cada um , então, está convocado para ser um publicador, que fala através de sua escrita ao público em seu espaço.
A web 2 morrerá, viva a web 3 ! Aldo Barreto 2007/2008 _______________________________________________ Bib_virtual mailing list [email protected] https://listas.ibict.br/mailman/listinfo/bib_virtual

