Novo Portal do SEER
http://seer.ibict.br

Um dos destaques do novo Portal do SEER é o seu diretório de revistas, reunindo mais de 350 publicações nacionais que utilizam o sistema SEER/OJS.

Para que este cadastro seja sempre útil é importante que esteja constantemente atualizado, de modo a que disponhamos de um Portal que possa servir de referência, no que diz respeito a revistas eletrônicas brasileiras. Anteriormente, os dados das revistas eram incluídos pela equipe de informação do SEER, por meio de pesquisas. Como a nossa intenção com o Portal do SEER é mostrar um retrato fiel das publicações, solicitamos aos editores das revistas já cadastradas que acessem o Portal e completem/atualizem/ corrijam os dados cadastrais. Todos os editores das revistas já cadastradas deverão realizar esse procedimento, principalmente porque as informações sobre a área de conhecimento da revista está em branco. Consideramos que ninguém melhor que os próprios editores para selecionarem as áreas do conhecimento abrangidas pela revista. Para tanto, e com o propósito de normalização, indicamos a utilização da nova proposta de tabela de classificação das área do conhecimento realizada pelo CNPq. No formulário de cadastramento há um link para a referida tabela. A atualização cadastral das revistas, assim como a inclusão de dados sobre novas publicações poderão ser realizadas diretamente no sistema, bastando que o usuário crie uma conta (login e senha) no Portal e faça sua autenticação.


A Incubadora de Revistas INSEER
http://inseer.ibict.br

Uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e tem o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos.

O objetivo desta iniciativa é apoiar e estimular a construção e manutenção de revistas científicas de acesso livre na internet. O Ibict ao criar esse espaço aberto às revistas científicas vislumbra não apenas estimular o surgimento de novas revistas, mas principalmente possibilitar a criação de oportunidades para a sustentabilidade de revistas científicas existentes, especialmente aquelas que não estejam ainda em meio eletrônico. Hoje algumas revistas científicas encontram dificuldades de sustentabilidade, devido em parte por seus altos custos e também por sua pouca visibilidade. Por esse motivo, a INSEER está destinada àquelas áreas e comunidades que não possuem, no momento, condições tecnológicas para a criação de uma revista.

Com a criação da INSEER, o Ibict oferece à comunidade editorial científica um ambiente de alta visibilidade, dotado de ferramentas que facilitam a gestão e manutenção de uma revista científica, otimizando, assim, o trabalho dos editores das revistas hospedadas neste espaço.

_______________________________________________
Bib_virtual mailing list
[email protected]
https://listas.ibict.br/mailman/listinfo/bib_virtual

Responder a