----------

Novos caminhos do imaginário

A escrita linear como uma tecnologia estabelecida encobre as novas possibilidades das palavras e dos enunciados nas condições da narrativa.

Mas, a inscrição em formatação digital, como a magia, é mais profunda que a tecnologia e opera na dimensão das sensações e das percepções do imaginário.

A imaginação da coisa e sua representação foram modificadas. A coisa imaginada dispersou-se em um fluxo continuo de significados em se fazendo. No espaço cibernético o significante explodiu em novas paisagens do imaginário. Nesta configuração a imaginação simbólica transformou todas as possibilidades da escrita e da leitura.

Os enunciados pré-formatados de uma escrita linear de pensamento convergente foram substituídos por uma nova sociabilidade do signo pautada no ambiente da representação digital.

Assim, as significações lingüísticas da escrita são desfamiliarizadas perdendo o automatismo descritivo do escrever linear que, restringe as opções do imaginário.

O imaginário explodiu nos formatos do novo meio "adiando" o significado de palavras e enunciados. Palavras e enunciados tem na condição digital um caminho de significantes libertados, que não estão mais presos a uma operação linear de um imaginário de relação biunívoca.

A escrita digital (e a leitura) ao possibilitar acesso a múltiplos espaços de pensamento amplia o imaginário com diferentes significantes para o mesmo signo (a casa, o casebre, a mansão, a palafita, o edifício, o apto, o estúdio o flat o loft).

Um enunciado atribuído por uma linguagem no padrão linear tem no formato digital um adiamento dos caminhos do significado.

Uma nova condição do imaginário além do signo atribuído.

O significado nunca é total em uma composição digital permeada por uma rede de narrativas paralelas. Todos os significados ficam com sua percepção "adiada" e em fluxo.

A nova escrita delineia muitas opções para o leitor que, enfrenta um terremoto de opções do seu imaginário para conduzir o caminho de sua própria leitura.

(Aldo de Albuquerque Barreto)


[ com ajuda de alguns conceitos de Derrida, Chklovski, Cippolini ]

_______________________________________________
Bib_virtual mailing list
[email protected]
https://listas.ibict.br/mailman/listinfo/bib_virtual

Responder a