CCT vota projeto que facilita acesso de deficientes visuais a arquivos digitais de livros
 02/06/2008 |
 Augusto Castro
 Senado Federal

Com 12 itens na pauta, a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) reúne-se nesta quarta-feira (4), às 8h45, para, entre outros, apreciar projeto de lei do senador Flávio Arns (PT-PR) que autoriza o poder público a disponibilizar pela Internet arquivos digitais (em áudio ou impressos na linguagem braile) dos livros adquiridos por programas governamentais. A matéria (PLS 111/08) recebeu parecer favorável do relator, senador Antonio Carlos Júnior (DEM-BA), e tem como objetivo ampliar o acesso dos deficientes visuais aos livros.

Pelo projeto, serão disponibilizadas na Internet obras didáticas e científicas, de filosofia, sobre tecnologia, além de literatura brasileira e mundial adquiridas pelo Programa Nacional do Livro Didático, pelo Programa Nacional do Livro do Ensino Médio e pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola, bem como pelo Plano Nacional do Livro e Leitura.

- O que se pretende é determinar em lei a ampliação de um direito fundamental para esses cidadãos. Considero ser essa uma caminhada muito importante para o desenvolvimento humano do nosso país e para a construção de um Brasil igualitário e justo na oferta de oportunidades. Se aprovado, trará benefícios importantes para uma população grande do nosso país, que é portadora do que se chama de deficiência visual, onde estão incluídas a cegueira e a visão subnormal - explicou Flávio Arns, em Plenário, no início de maio.


_______________________________________________
Bib_virtual mailing list
[email protected]
https://listas.ibict.br/mailman/listinfo/bib_virtual

Responder a