O DataGramaZero de JUNHO 2009 esta' disponível

O DataGramazero de JUNHO 2009  traz os seguintes artigos:


1 - Informação identificatória, memória institucional e conhecimento - Isabel Jacintha da Silva, de cativa à prisioneira na Casa de Correção da Corte
 Icléia Thiesen

Resumo: Na história das prisões as mulheres certamente deixaram suas marcas. Ao transpor os muros da Casa de Correção da Corte, transferida da Cadeia do Aljube onde também estivera, acusada de ter matado seu senhor, Isabel Jacintha da Silva buscava seus direitos, alegando inocência. O presente artigo tem por objetivo analisar os processos de formação de uma memória institucional construída em torno de prisioneiros, na segunda metade do século XIX, produzindo sobre eles informações de natureza identificatória, configuradas em documentos que guardam a expressão de indivíduos constituídos como objetos de conhecimento, caso ocorrido com essa mulher negra e escrava..

2 - Perspectivismo e tecnologias de informação e comunicação: acréscimos à ciência da informação? Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos e Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti

Resumo: A criação de mais espaços de investigação que permitam compreender as Tecnologias de Informação e Comunicação é necessária para potencializar competências informacionais, desenvolver arquiteturas informacionais e computacionais mais inclusivas, conceituar usos da informação em ambientes informacionais digitais, aprender metalinguagens e representar a informação. Propõe-se uma abordagem Perspectivista, enfatizando a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, com uma verticalidade investigativa realizada no diálogo com os diversos campos do conhecimento e centrada no humano.

3 - Organização da informação e do conhecimento, engenharia de software e arquitetura orientada a serviços: uma abordagem holística para o desenvolvimento de sistemas de informação computadorizados
Marcio Victorino e  Marisa Bräscher

Resumo: Uma abordagem holística para o desenvolvimento de sistemas de informação computadorizados que integra princípios de organização da informação e do conhecimento, engenharia de software e arquitetura orientada a serviços. O objetivo da abordagem apresentada é colaborar com o planejamento de novas estratégias para o desenvolvimento de sistemas de informação computadorizados eficazes, eliminando as ilhas informacionais existentes em grandes organizações.

4 - Mídia digital Internet e a democratização da tecnociência: novo paradigma do acesso aberto
       Cristina Tavares da Costa Rocha

Resumo: Contextualiza a utilização da nova mídia digital, a Internet, na difusão de textos científico-acadêmicos através de recente paradigma conhecido como “open access”, que é implantado, mantido e se fortalece em diferentes países do mundo. Historia sua gênese e informa sobre questionamentos, possibilidades, limites e tendências deste novo paradigma.. f

5 - Diagnosticando a gestão do conhecimento em uma organização utilizando o método Organizational Knowledge Assessment, OKA Marcos Antônio Papa, Marcia Mazo Santos de Miranda,Tito Marcelo de Oliveira, Paulo Sérgio Vilches Fresneda

Resumo: A Gestão do Conhecimento nas organizações está se tornando cada vez mais importante para sustentar a vantagem competitiva. O método Organizational Knowledge Assessment (OKA) desenvolvido pelo World Bank Institute objetiva identificar a situação da Gestão do Conhecimento nas organizações. O estudo apontou as dimensões que precisam ser trabalhadas na empresa e a necessidade de se reconhecer que a organização tem um papel fundamental no processo de criação do conhecimento.

6 - Agir comunicativo,colaboração e complexidade nas organizações
Clóvis Ricardo Montenegro de Lima, Aline Lopes Silveira, Jacqueline Alexandre Martins, Lidiane dos Santos Carvalho

Resumo: As relações entre agir comunicativo, colaboração e complexidade nas organizações são discutidas. Introduz-se a noção de redução da complexidade nas organizações da teoria de sistemas de Luhmann, a partir da qual se correlaciona complexidade e comunicação nas organizações. A partir desta discussão propõe-se o uso da Teoria da Ação Comunicativa de Habermas para uma comunicação organizacional dialógica, particularmente da a ética da discussão.
------------------------------------------------------------------------------------

Ainda, no DZG temos duas recensões a do Dicionário de semiótica e da Enciclopédia de organizações virtuais em rede. Os LINKS remetem a sites relacionadas com os artigos deste número. Em Colunas o artigo de opinião Indicadores da relação entre a informação e conhecimento.

O DataGramaZero de JUNHO de 2009 está disponível em:

http://www.datagramazero.org.br
http://www.dgz.org.br
http://www.dgzero.org


Este é um periódico de acesso livre e tem o ISSN 1517-3801. É indexado no Brasil e no exterior e esta' disponível na Internet em formato html, livre para leitura e cópias. No mesmo site é possivel o acesso aos dez anos do Datagramazero com cerca de 40 números da Revista, 300 artigos, algo como 400 autores e 5 mil referências vinculadas a estes artigos.

O periódico é unicamente virtual e tem por objetivo induzir e construir elementos facilitadores de um melhor acesso à informação. Tem um leitorado médio estimado em 4.000 acessos ao mês e esta listado no último Qualis da Capes para mais de uma área do conhecimento.
_______________________________________________
Instruções para desiscrever-se por conta própria:
http://listas.ibict.br/cgi-bin/mailman/options/bib_virtual
Bib_virtual mailing list
[email protected]
http://listas.ibict.br/cgi-bin/mailman/listinfo/bib_virtual

Responder a