Gostaria de criptografar os dados pessoais do usuário, como medida de
segurança, sei que muita gente nem se preocupa com isso, porém, tenho
interesse em faze-lo.

No cakePHP eu não estou tendo muita produtividade devido estar
aprendendo ainda, mas, utilizando o bake eu consigo render alguma
coisa, sendo assim, vou publicar aqui um dos metodos criados para que
alguém possa dar-me o exemplo de como criptografar.

        function add() {
                if(empty($this->data)) {
                        $this->set('cidades',
$this->Usuario->Cidade->generateList());
                        $this->render();
                } else {
                        $this->cleanUpFields();
                        if($this->Usuario->save($this->data)) {
                                $this->Session->setFlash('The Usuario has been
saved');
                                $this->redirect('/usuarios/index');
                        } else {
                                $this->Session->setFlash('Please correct errors
below.');
                                $this->set('cidades',
$this->Usuario->Cidade->generateList());
                        }
                }
        }

Gostaria de utilizar uma função em especial base64_encode(), porém a
forma como o cake utiliza para salvar os dados não permite
(aparentemente) que eu realize o procedimento nos campos que desejo.
Neste caso preciso fazer no campo: senha

Falopa!