oi Juan,

 Na verdade, o que o Fenix quer, é usar uma chave não única: aquela
linha do BD seria unica não porque tem um ID numérico e único, mas,
sim, porque tem DOIS atributos que, em conjunto, são únicos. Exemplo:
- nome
- email

jose / [EMAIL PROTECTED]
jose / [EMAIL PROTECTED]
joao / [EMAIL PROTECTED]
joao / [EMAIL PROTECTED]

Você não precisa definir uma chave unica para ele, voce define o INDEX
UNIQUE para nome e email, e pronto.

 Agora, ao Fenix: a resposta para essa pergunta no grupo oficial do
cakephp é sempre: "sorry dude, use primary keys". (seguido de algum
sermão sobre isso ser má-prática, boa-prática, uso de UUID, origem do
SQL, etc etc :)

 Então, a solução para usar o cake nesse caso é definir um índice
primário para sua tabela, mesmo que use também a chave
composta...sorry :)

 Spark

--
[livesets] http://djspark.com.br/