Eu acho que a melhor maneira é você fazer como o Sadjow falou e dai no seu
controller criar uma função mais ou menos assim:

if($this->Model->validates($this->data)) {
   //executa o envio do email...
}

pronto, se não validar, ele vai retornar à página automaticamente com as
informações necessárias pra corrigir o formulário... Acho que é isso...

--
-- Éber Freitas Dias