Sent: Wednesday, December 03, 2003 11:56 PM
Subject: [Direito Civil] Re: Processo Civil

    Ambos são assistentes. O pressuposto para assistência é a denotação de
interesse jurídico no ganho da causa.

    Na assistência simples - existe um interesse jurídico na demanda. Sendo
que não há nenhum laço de ligação entre o assitente do réu e o autor da
demanda. Logo os poderes do assitente atuar são mais restritos.

    Na assistência qualificada - Existe um interesse juridico na demanda.
Sendo que também existe um laço de ligação entre o assitente do réu e o
autor da demanda. Onde podemos exemplificar o caso do fiador que é
assistente... Ele poderá sofrer um prejuízo imediato que é pagar a dívida do
réu. Logo seus poderes para atuar serão mais amplos.

    Mário Pires