On Sat, Jul 08, 2017 at 11:07:30PM -0300, Eduardo Moraes wrote:
> [...]
> habilitar as funcionalidades da aplicação de acordo a suas necessidades. O
> que o CID e outros afins fazem é apenas oferecer uma interface para edição
> automática desses, reduzindo a etapa de configuração em que o próprio
> usuário o abriria num editor de arquivos para fazê-lo linha por linha. Acho
> que no máximo o que pode ocorrer é numa atualização desses pacotes o
> arquivo de configuração editado ser substituído pelo arquivo disponível no
> pacote mais recente, porém afetando somente as funcionalidades da aplicação

veja, o que a política diz é que um pacote não pode alterar os arquivos
de configuração de outros pacotes *no postinst* (ou em outro maintainer
script). Foi isso que eu entendi do seu email original.

Se o seu pacote fornece uma interface para que isso essas alterações
sejam feitas a partir de uma *escolha consciente do usuário*, não tem
problema. Essa interface pode ser um programa de linha de comando, ou
uma GUI; tanto faz.

Sugiro você ler com atenção a seção 10.7 da Debian Policy. Em especial,
note q a restrição é não alterar "conffiles", que não é exatamente a
mesma coisa que "configuration files".

> Agradeço também pela sugestão quanto ao versionamento do pacote. Vejo como
> a medida mais cabível para resolver esse problema. No entanto, eu gostaria
> de ter uma esperança de que com esses ajustes, o meu pacote poderia entrar
> nos repositórios do Debian. Por enquanto a forma mais prática que encontrei
> de disponibilizar o programa foi criando um PPA no launchpad para
> distribuí-lo aos usuários do Ubuntu e distros derivadas. Se o amigo
> enxergar essa possibilidade o agradeceria mais uma vez se me desse um
> retorno.

tudo é possível. você só precisa achar alguém pra revisar o pacote e
fazer os uploads pra você.