Olá Andre Nascimento,

Sou novato na comunidade, não sei se essa lista é a correta para discutir
os assuntos de instalação, mas vou tentar te ajudar.

No site do Debian exite um manual bem completo de instalação do Debian [1]
e também tem um *Quick Install* [2].

Além desses materiais, você encontra na internet diversos videos no
youtube, tutoriais, dicas, etc. sobre a instalação do Debian. É só procurar
no Google que encontra bastante material que irá te ajudar.

Caso ainda não consiga, envie mais detalhes sobre os erros que estão
ocorrendo, para que o pessoal consiga te ajudar melhor.

Espero ter ajudado.

Até mais,

Willian Moreira

[1] https://www.debian.org/releases/stable/installmanual