Olá Paulo e demais,

Aproveito a oportunidade pra tocar no assunto de crédito e responsabilização
pelas traduções.

On Mon, Feb 12, 2018 at 03:25:30PM -0200, Paulo Henrique de Lima Santana wrote:
> Olá,
>
> Segue em anexo a atualização de um arquivo que está esperando revisão a
> bastante tempo
>
> O original está em:
> https://anonscm.debian.org/viewvc/webwml/webwml/english/devel/dmup.wml?revision=1.14&view=markup

Eu não revisei as suas mudanças, obrigada a Leandro por ter feito, de todo
jeito sugiro que vc considere trocar o nome do mantenedor para o seu.

Talvez isso cause um certo desconforto, vc pode pensar que não é legal tirar o
nome de alguém e colocar o seu (e muitas vezes não é), mas vou tentar explicar
porque eu acho que nesse caso se justifica.

Esse campo de mantenedor serve pra duas coisas (ou até mais, mas essas são as
óbvias pra mim):
- Dar crédito ao trabalho do tradutor
- Responsabilizar o tradutor por seu conteúdo e manutenção

No caso em que fazemos pequenas correções, eu acho que devemos manter o nome do
tradutor original, afinal a "autoria" da página continua dele. Mas em casos
onde uma quantidade razoável de conteúdo é atualizada, e o novo tradutor se
sente mais responsável pelo conteúdo atual do que o antigo tradutor
provavelmente se sentiria, acho que devemos fazer a troca. No final quem
deveria pesar e decidir é o próprio tradutor.

Assim garantiríamos que os créditos são devidos, e que se a página ficar
desatualizada, teríamos uma maior probabilidade de que um membro da equipe já
fosse responsável por ela.

Conversei com Laura sobre esse assunto, e ela segue esse raciocínio. Uma de
suas práticas que acho que podemos adotar (e não somente nesses casos), seria
de agradecer a todos que contribuiram no processo de tradução, nas mensagens de
LCFC e no momento do upload. Desta forma, deixaremos um registro na lista e no
repositório de quem contribuiu com a tradução, mesmo que não seja essa pessoa
enviando a mensagem, ou fazendo o upload.

Uma outra coisa que pensei seria que "o time" mandasse uma mensagem pra todos
os tradutores com arquivos desatualizados, convidando-os a atualizaras páginas
sob sua responsabilidade. E que se eles não pretendem voltar à atividade, na
próxima atualização a página poderá ser "adotada" por um novo tradutor. Talvez
fosse legal conversar com o time de MIA antes de tomar qualquer ação deste
tipo, já que eles têm bastante experiência no assunto e podem nos ajudar a
lidar com essa situação com a maturidade que ela merece.

Bom eu poderia ter falado com o Paulo em pvt, mas resolvi puxar essa conversa
na lista pra que todos possam dar sua opinião. Esse é o tipo de coisa que é bom
a equipe estar em sintonia, pra não gerar atrito nem desconforto desnecessários.

E, por favor, não hesite em se manifestar se seu ponto de vista é diferente do
meu!

Abraços,

Tássia.

Responder a