Olá

Seguem modificações sugeridas e aplicadas.
Valeu, Daniel.

--
Qobi Ben Nun
#use wml::debian::template title="Canto dos Desenvolvedores Debian" BARETITLE="true"

interesse dos desenvolvedores Debian.</p>

<ul class="toc">
</ul>

  <h2>Básico</h2>
      <dl>

        <dd>
        O Debian tem muitos pontos de acesso, e muitas pessoas envolvidas. Esta
        página explica quem contatar sobre um aspecto específico do Debian, e
        diz quem deverá responder.
        </dd>

        <dd>
        O Debian é feito de forma colaborativa por muitas pessoas espalhadas
        pelo mundo. O <em>trabalho de empacotamento</em> é geralmente
        contribuído tanto por <a href="https://wiki.debian.org/DebianDeveloper";>
        Desenvolvedores Debian (DD)</a> (que são membros plenos do projeto
        Debian) quanto por <a href="https://wiki.debian.org/DebianMaintainer";>
        Mantenedores Debian (DM)</a>. Aqui você pode encontrar tanto a <a
        href="people">lista de Desenvolvedores Debian</a> quanto a <a
        href="https://nm.debian.org/public/people/dm_all";>lista de
        Mantenedores Debian</a>, juntamente com os pacotes que eles mantêm.

        Você também pode ver o <a href="developers.loc">mapa-mundi dos
        desenvolvedores Debian</a> e a <a href="https://gallery.debconf.org/";>
        galeria de imagens</a> de vários eventos Debian.
        </dd>

        <dd>
        O Projeto Debian é formado por voluntários, e nós estamos geralmente
        procurando por novos desenvolvedores que tenham algum conhecimento
        técnico, interesse em software livre e algum tempo livre. Você também
        pode ajudar o Debian, olhe a página acima.
        </dd>

        <dd>
        O banco de dados contém dados básicos acessíveis a todos, e dados
        mais privados acessíveis apenas para desenvolvedores. Use a
        pretende fazer login.

        ou <a href="https://db.debian.org/forward.html";>aprender como configurar
        o redirecionamento do e-mail</a> para sua conta Debian.</p>

        </dd>

        <dd>
        O documento de maior importância para a organização, descrevendo
        a estrutura organizacional para tomadas de decisões formais no
        Projeto.
        </dd>

        <dd>
        Tudo que você sempre quis saber sobre como elegemos nossos líderes,
        escolhemos nossos logotipos e, em geral, como votamos.
        </dd>
     </dl>

# this stuff is really not devel-only
     <dl>

        <dd>
        Essa é a lista de versões antigas e atuais, algumas das quais
        têm informações detalhadas em páginas separadas.

        páginas web da <a href="$(HOME)/releases/testing/">distribuição
        testing</a> páginas web.</p>
        </dd>

        <dd>
        O Debian é executado em muitos tipos de computadores (compatível com
        Intel foi apenas o <em>primeiro</em> tipo), e os mantenedores
        de nossos &lsquo;portes&rsquo; têm algumas páginas úteis. Dê uma
        olhada, talvez você queira comprar algum outro pedaço de metal com
        nome estranho para você.
        </dd>
      </dl>

     <h2>Empacotando</h2>

      <dl>
        <dd>
        Esse manual descreve os requisitos das políticas para a distribuição
        Debian. Isso inclui a estrutura e o conteúdo do repositório Debian,
        vários assuntos sobre o projeto do sistema operacional, assim
        como requisitos técnicos que cada pacote deve satisfazer para ser
        incluído na distribuição.

        </dd>
      </dl>

      seu interesse, como:</p>
      <ul>
            devem ser colocadas, e a compatibilidade com ele é requerida pela
            Política 3.x.</li>
            tenha antes de tentar construir qualquer pacote, ou um conjunto de
            pacotes que você não tem de incluir na linha
            argumentos especiais na linha de comando para um funcionamento
            normal devem ter uma entrada de menu registrada.
            Verifique também a <a href="$(DOC)/packaging-manuals/menu.html/">\
            documentação do sistema de menu</a>.</li>
            próprio documento de subpolíticas.</li>
            Java.</li>
            Perl.</li>
            Python.</li>
#        <br />Políticas básicas com relação ao empacotamento Mono, outras
#            CLRs e aplicações baseadas em CLI e bibliotecas</li>
#        <li><a href="https://dict-common.alioth.debian.org/";>Política para
#            dicionários e ferramentas de correção ortográfica</a>
#        <br />Subpolítica para dicionários
#        <li><a href="https://webapps-common.alioth.debian.org/draft/html/";>Manual
#            de Políticas para Aplicações Web (Webapps Policy Manual) </a> (rascunho)
#        <br />Subpolíticas para aplicações baseadas na web.</li>
#        <li><a href="https://webapps-common.alioth.debian.org/draft-php/html/";>Políticas PHP</a> (rascunho)
#        <br />Padrões de empacotamento do PHP.</li>
        <li><a href="https://www.debian.org/doc/manuals/dbapp-policy/";>Políticas
            de Aplicação de Bancos de Dados (Database Application Policy)</a> (rascunho)
            aplicação em banco de dados.</li>
        <li><a href="https://tcltk-team.pages.debian.net/policy-html/tcltk-policy.html/";>Política Tcl/Tk</a> (rascunho)
        <li><a href="https://people.debian.org/~lbrenta/debian-ada-policy.html";>Política Debian para Ada</a>
      </ul>

      href="https://bugs.debian.org/debian-policy";>propostas de mudanças
      para as Políticas</a>.</p>

      foi quase totalmente integrado nas versões recentes do Manual de
      Políticas.</p>

      <dl>
        <dt><a href="$(DOC)/manuals/developers-reference/">
        Referência dos Desenvolvedores</a></dt>

        <dd>
        O propósito desse documento é fornecer uma visão geral dos procedimentos
        recomendados e os recursos disponíveis para os desenvolvedores Debian.
        Outro de leitura obrigatória.
        </dd>

        <dd>
        Esse documento descreve a construção de um pacote Debian em uma
        linguagem comum e bem coberta por exemplos que funcionam. Se você
        é um pretendente a desenvolvedor (empacotador), você definitivamente
        vai querer ler isso.
        </dd>
      </dl>

  <h2>Trabalho&nbsp;em&nbsp;progresso</h2>

      <dl>
        <dd>
        A distribuição &lsquo;testing&rsquo; é o local onde seus pacotes
        devem estar para serem inseridos na próxima vez que o Debian
        realizar um lançamento.
        </dd>

        <dd>
        Essa é uma lista de bugs que podem fazer com que um pacote seja
        removido da distribuição <q>testing</q>, ou em alguns casos
        causar um atraso no lançamento da distribuição. Relatórios de
        bugs com uma severidade maior ou igual a &lsquo;serious&rsquo;
        qualificam-se para a lista -- certifique-se de corrigir tais bugs
        nos seus pacotes assim que você puder.

        com mais de dois anos</a>, e ajude-nos a consertá-los.</p>
        </dd>

        <dd>
        O Debian Bug Tracking System (BTS) é o Sistema de Acompanhamento de
        Bugs do Debian, para relatar, discutir e corrigir bugs. Relatório de
        problemas em praticamente qualquer parte do Debian são bem vindos
        aqui. O BTS é útil tanto para usuários quanto para desenvolvedores.
        </dd>

        <dt>Visão geral dos pacotes, do ponto de vista de um desenvolvedor</dt>
        <dd>
        As páginas de <a href="https://qa.debian.org/developer.php";>
        informações de pacotes</a> e <a href="https://tracker.debian.org/";>\
        acompanhamento de pacotes</a> fornecem conjuntos de informações valiosas
        para os mantenedores.
        </dd>

        <dt><a href="$(DOC)/manuals/developers-reference/resources.html#pkg-tracker">
        O Sistema de Acompanhamento de Pacotes</a></dt>
        <dd>
        Para desenvolvedores que desejam ficar atualizados com outros pacotes,
        o sistema de acompanhamento de pacotes permite que eles se inscrevam
        (por e-mail) em um serviço que enviará cópias dos e-mails do BTS e
        notificações de subidas (uploads) e instalações dos pacotes selecionados.
        </dd>

        <dd>
        Work-Needing and Prospective Packages, WNPP para encurtar (ou em
        português, Pacotes Prospectivos e que Precisam de Ajuda), é uma lista
        de pacotes Debian que precisam de um novo mantenedor ou	que ainda não
        estão incluídos no Debian. Verifique essa página se você deseja criar,
        adotar ou abandonar pacotes.
        </dd>

        <dt><a href="$(DOC)/manuals/developers-reference/resources.html#incoming-system">\
        <dd>
        Novos pacotes são enviados para o sistema <q>Incoming</q> nos
        servidores de arquivos internos. Pacotes aceitos são imediatamente <a
        href="https://incoming.debian.org/";>disponibilizados via HTTP</a>,
        e propagados para os <a href="$(HOME)/mirror/">espelhos</a> quatro
        vezes por dia.
        não recomendamos espelhá-lo.
        </dd>

        <dd>
        O <a href="https://packages.debian.org/unstable/devel/lintian";>
        Lintian</a> é um programa que checa se um pacote está de acordo com
        as Políticas Debian. Você deve usá-lo antes de cada subida (upload);
        existem relatórios na página acima de cada pacote da distribuição.
        </dd>

        <dd>A wiki do Debian reúne conselho para desenvolvedores e outros
            contribuidores.
        </dd>

        <dt><a href="$(DOC)/manuals/developers-reference/resources.html#experimental">\
        <dd>
        A distribuição <em>experimental</em> é usada como uma área temporária
        para softwares altamente experimentais. Use os
        <em>instável</em>.
        </dd>
      </dl>

     <h2>Projetos</h2>

      grupos e projetos internos. Aqui estão aqueles que têm páginas
      web, organizados cronologicamente:</p>
      <ul>
          <li><a href="https://wiki.debian.org/XStrikeForce";>A Força Tarefa X
              (The X Strike Force)</a></li>
          <li>O grupo de <a href="https://qa.debian.org/";>Controle
              de Qualidade</a></li>
         <li>A página de coordenação <a href="https://wiki.debian.org/Keysigning";>
             de assinatura de chaves</a>.</li>
         <li><a href="https://wiki.debian.org/DebianIPv6";>Projeto
             Debian IPv6</a></li>
         <li><a href="https://buildd.debian.org/";>Registros de construção das
             redes de auto-builder para as arquiteturas oficiais.</a></li>
         <li><a href="$(HOME)/international/l10n/ddtp">Projeto de Tradução das
             Descrições Debian (Debian Description Translation Project
             &mdash; DDTP)</a></li>
#         <li><a href="https://deb-usability.alioth.debian.org/";>Pesquisa sobre
#             Usabilidade do Debian</a></li>
             (Embedded Debian)</li>

     </ul>

     href="https://wiki.debian.org/DebianPureBlends";>Debian Pure Blends</a>
     para um grupo particular de usuários, embora trabalhem
     completamente dentro do sistema Debian. Estes incluem:</p>

     <ul>
      <li><a href="debian-accessibility/">Projeto de Acessibilidade
        do Debian.</a></li>
      <li><a href="https://wiki.debian.org/DebianScience";>Debian Ciência
      <li><a href="https://salsa.debian.org/debichem-teamm
    /team/debichem">Projeto DebiChem</a></li>
     </ul>

    <h2>Diversos</h2>

      <dl>
        <dt>Convertendo chaves PGP para GPG:</dt>
        <dd>
        Há informação sobre esse assunto na
        referência dos desenvolvedores</a>. Você pode obter mais informações
        úteis sobre a assinatura de uma chave GPG com uma chave PGP no arquivo
        <em>/usr/share/doc/debian-keyring/README.gz</em> no pacote
        <code>debian-keyring</code>.
        </dd>
      </dl>

      <ul>
        <li><a href="passwordlessssh">Configurando ssh para que ele não peça
          senha</a>.</li>
        <li>Como <a href="$(HOME)/MailingLists/HOWTO_start_list">pedir
          uma nova lista de discussão</a>.</li>
        <li><a href="https://dsa.debian.org/iana/";>Hierarquia
          OID</a> do Debian.</li>
        <li>Informações sobre como <a href="$(HOME)/mirror/">espelhar o
          Debian</a>.</li>
        <li>O <a href="https://qa.debian.org/data/bts/graphs/all.png";>gráfico de
          todos os bugs</a>.</li>
        <li><a href="https://ftp-master.debian.org/new.html";>Pacotes
          novos que estão esperando para serem incluídos no Debian</a>
          (Fila NEW).</li>
        <li><a href="https://packages.debian.org/unstable/main/newpkg";>Novos
          pacotes Debian dos últimos 7 dias</a>.
        <li><a href="https://ftp-master.debian.org/removals.txt";>Pacotes
          removidos do Debian</a>.</li>
          <q>Contrato Social</q> do Debian perante a Comunidade do Software
          Livre.</li>
      </ul>

      <ul>
        <li><a href="http://www.linux-pam.org/";>Pluggable Authentication
            Modules</a> &mdash; esquema de autenticação altamente usado</li>
            padronizando um sistema GNU/Linux básico</li>
# Broken
#          <li><a href="http://www.freestandards.org/ldps/";>Linux Development
#              Platform Specification</a> &mdash; para desenvolvimento de
#	      distribuição cruzada</li>
      </ul>

Responder a