Em 22/02/07, Ronaldo Reis Junior<[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
Pessoal,

o top, ps aux ou ksysguard mostram duas colunas relacionadas ao uso de
memória. São elas (tirada do manual do ksysguard)

TamanhoVm: A quantidade total de memória virtual usada pelo processo (em
kBytes).
VmRss: A quantidade total de memória física usada pelo processo (em kBytes).

Mas não entendi o que quer dizer. Esta memória virtual é a swap? Não parece,
pois tem muita memória virtual sendo utilizada, mas que swap. Seria então a
memória compartilhada?

Por exemplo:

O kmail ta usando 178896 kbytes de "TamanhoVm" e 69796 kbytes de "VmRss", o
que significa exatamente estes valores.

Rodofo,

A minha sugestão é pegar o livro de S.O. do Tannembaum p/ dar uma olhada... :-)
Agora sério, essa parte de organização de memória é um dos assuntos
mais confusos e complicados que vc pode imaginar. Existem pelo menos
uma dúzia de tipos de memórias diferentes (stack, heap, text, data,
initialization, virtual, etc etc - algumas mais importantes, outras
menos) sem contar diferenças de interpretação.

A minha sugestão é vc não se preocupar com as informações de memória
do ps, top, etc - pois elas são, na maioria das vezes, inúteis -
apenas podem dar uma idéia da grandeza (de quanto o programa usa).

Veja mais info na web, por exemplo aqui:
http://ktown.kde.org/~seli/memory/analysis.html

--
Marcos

Responder a