Olha eu concordo com o colega Junior, estao mesmo retirando muitas coisinhas
legais em shell... Uma listinha rápida seria --> etherconf, kudzu,
xorgconfig(Xorg) etc...
Tudo bem que a ideia de tirar isso é fazer com que tudo seja automatico e
blablabla... Tudo bem tb que se pode usar o vi e fazer tudo na mao, mas e se
eu quiser montar um firewall em modo texto puro!? vou ter que realmente
fazer tudo na unha? nesse caso entao, instalaria um slackware e nao um
debian, uma vez que a ideia de usar o debian é automatizar um pouco mais as
tarefas . Meu voto é sim para os scriptsinhos em dialog em ncurses ou seja
lá qual for o front-end deles... Abraco à todos...

On 07/06/07, Thadeu Penna <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

On 6/7/07, Júnior Bohn <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Bom dia!
>
> Eu sei que editando arquivos, se configura uma rede completa, mas o que
> quer dizer é que vejo que estão cada vez mais tirando utilitários do shell,
> e que a configuração está ficando cada vez mais manual, e você sabe que a
> configuração manual não é tão rápida quanto feita através de um utilitario.
> E hoje em dia tempo é dinheiro.
>
> Esta minha opinião!

Veja a situação:
a) a rede deve ser detectada na instalação e portanto não deve exigir
intervenção posterior
b) por alguma razão, você quer mudar a configuração da instalação: se for
um desktop, é muuuito fácil fazer pelo applet, se for um servidor, que não
roda o X, é facílimo alterar o interfaces (principalmente porque você deve
ser um usuário avançado para rodar servidores).

--
Thadeu Penna
Prof.Adjunto - Instituto de Física
Universidade Federal Fluminense