Marcoz,

Pois é o problema é que da erro de login direto, tanto anonymous,
quanto de usuarios do sistema. O serviço deve estar funcionando pois
digito o endereço no ie por exemplo e abre-se a janela de autenticação,
mas ja tentei de tudo quanto foi jeito e não se loga....deveria ser
facil, mas aqui n ta dando.

Hummm. Isso tá me cheirando a permissionamento da pasta de ftp, ou
permissionamento de usuários que podem utilizar o ftp. Dois daqueles links que
te mandei têm scripts. Experimente um deles (tire um backup do seu antes).
Poste o seu proftpd.conf pra eu dar uma olhada e verifique se a pasta /home/ftp
(ou algo que o valha) tem permissão de (pelo menos) leitura para (pelo menos) o
usuário default do ftp.

Abração.

"Just give them the rope
and they will hang themselves up"