Em Dom, 2007-07-08 às 12:19 -0300, Marcelo Castilho Manzano escreveu:
> [...]
> dentro do linux.
> Essa descmpactação pode ser feita pelos repositórios via apt-get
> install ou manualmente via .tar.gz..
> Feita via repositório o próprio "apt" toma conta pra ver se essa nova
> instalação/descompactação não irá afetar nenhum outro software já
> instalado anteriormente no sistema....
> Pode também ser feita via .tar.gz porém quem estiver fazendo deverá
> ter conhecimentos o suficiente pra instalar de maneira que o software
> que você estiver instalando não atrapalhe um software que foi
> instalado nop passado e que já esteja funcionando....
        Os pacotes deb possuem o programa pré-compilado já os tar.gz são os
fontes que você precisa compilar para instalar posterior. No debian por
padrão os programas são instalados em /usr e os programas .tar.gz
geralmente instalam em /usr/local. O que o apt faz e ir a um
repositório, pegar o pacote deb e descompactar o deb para depois
configurá-lo, criando link simbólicos, entradas de menus, etc.
Instalando usando um tar.gz, geralmente é necessári criar links
simbólicos manualmente, etc. Outro fator é que ao instalar um pacote deb
via apt o apt dá conta de instalar todas a dependências para o
funcionamento correto do programa.

> Sávio,
> Como funciona isso? na verdade nunca fiz uma instalação de um
> pacote .tar.gz.
> Será que você poderia me dar um exemplo pequeno de como fazer isso???
> Outra coisa,
> pelo que entendi esse pacote checkinstall é um software com interface
> gráfica que faz instalação de pacotes .tar.gz no linux e que faz a
> verificação de outro softwares pra ter certeza que ele não irá
> atrapalhar o funcionamento desses outros softwares, certo?
        O checkinstall é um utilitário para gerar pacotes deb a partir de
diferentes formatos. Usando checkinstall o programa será compilado e
será criado um pacote deb. Esse pacote pode ser facilmente removido se
necessário. Isso já é mais complicado com o tar.gz pois é preciso apagar
manualmente os arquivos instalados via "make install".

        Abraço.
        Fabiano.