> Thiago Volpi Ramos wrote:
>
> Tenho um disco de 10 giga e acabei de comprar outro de 20 gigas. Estou
> pensando em fazer as partições deles do seguinte modo:
> o disco de 10 gigas dividido em três, uma para windows me, uma para
> debian e outra para testes ( irei colocar diferentes distribuições/SO
> nessa para testar ). No disco de 20 giga quero deixar meus arquivos
> pessoais, tipo músicas e vídeos ( tenho muitos), de modo que eu possa
> acessá-los tanto do windows quanto do Linux. É possível fazer isso?

É possivel, mas creio que tens que o formatar como FAT porque o Windows
não reconhece discos com ext2... mas o contrário já acontece, podes
aceder á partição a partir do GNU/Linux mesmo que seja FAT (inclusivé
gravar, mover, etc).

> outra dúvida: irei fazer uma partição swap para o debian, se eu
> instalar o conectiva 6.0, por exemplo, na terceira partição do disco
> de 10 gigas posso fazê-lo usar a mesma swap do debian?

Sim,  a partição de swap é formatada com um id de Linux swap que é usado
por totas as distribuições (até o GNU/Hurd a pode utilizar como swap).

> Gostaria que alguém me sugerisse uma leitura para como eu faço isso.
> Não sei nem por onde começar.

Podias ser mais preciso? Quero dizer, para fazer partições convém leres
as documentações do FIPS, o Partition-HOWTO - espero que haja um :),
etc. O Install Guide da Debian tem informações adicionais para criar uma
estrutura de partições separada dentro do Linux (/usr numa partição,
/root noutra, etc).

Espero que tenha servido de alguma coisa,

um abraço,

Frederico S. Muñoz