Lembre-se que o squid faz bloqueios/liberações somente a nível de protocolo
"http".
Requisições e respostas dos servidores DNS deveram ser tratadas no firewall
"iptables" se baseando no protocolo UDP porta 53....

um exemplo de como tratar a regra de DNS é:
**
*tratando a saída das requisições do teu firewall com destino ao servidor
DNS:*
iptables -A OUTPUT -p udp -s 192.168.0.0/24 --sport 1025:65535 -j ACCEPT

*tratando a entrada das respostas do servidor DNS com destino ao teu
firewall:*
iptables -A INPUT -p udp -s 0/0 --sport 53 -d 192.168.0.0/24 --sport 53 -d
192.168.0.0/24 --dport 1025:65535 -j ACCEPT

o 192.168.0.0/24 é a tua rede local
0/0 é qualquer ip.

Você utilizará essa regra se suas políticas padrões de INPUT e OUTPUT
estiverem DROP..

abraços
Marcelo Manzano
dica: se quiser aprender mais sobre iptables faça o curso de iptables que
tem na www.clublinux.com.br to terminando o curso lá hoje......caralho como
minha visão do iptables melhorou/mudou....
Lembre-se que no iptables o importante é você entender o fluxo que os
pacotes caminham para e pelo seu firewall....

--
|    Marcelo Manzano                    |

Responder a