O que precisa é Load balancing + Failover.
Uma opção é comprar um roteador que suporte essas duas funções.
Mas como estamos numa lista de Debian/GNU/Linux, vamos falar sobre essa
implementação em sua forma mais emocionante =) E também mais flexível.

Load balancing é feito em Linux com iptables + Iproute. Vai usar multipath
routes. Existem muitos documentos que mostram como fazer isso. Um que
recomendo é http://lartc.org/howto/. Especialmente a seção 4.2.

Para Failover, basicamente há 2 opções: patch no kernel ou scripts em
userspace,
sendo que o segundo apresenta várias vantagens, já que o patch
atualmente disponível
(de Julian Anastasov`s) detecta apenas a falha do primeiro hop, ou seja,
do gateway
(por favor, me corrijam se eu estiver desatualizado). Assim, se por
exemplo o seu
gateway é um modem (speedy, virtua, ajato) e a conexão cair entre o
modem e o
provedor, o patch não perceberá a falha, pois continuará alcançando o
modem normalmente.
Já, se usar scripts para o Failover, a idéia básica é a seguinte:
ele rodará periodicamente (p.e. a cada 60sec, pelo cron ou como daemon)
e tentará pingar IPs externos através de cada um dos links disponíveis.
Se não obtiver
resposta um certo número de vezes (p.e. 10), faz as alterações
necessárias nas
tabelas de roteamento (com o iproute) para que o link com problema seja
temporariamente removido da lista de possíveis rotas. E opcionalmente
continua
tentando pingar, para adicioná-lo de volta a lista caso o link volte a
funcionar.

Tom Lobato
www.tinecon.com.br