Olá pessoal,

Eu tenho um rede com três computadores conectados a internet com uma conexão
de 40KB/s.
O meu problema é o seguinte, as vezes quando preciso atualizar o debian,
faço o seguinte:

#aptitude update && aptitude dist-upgrade

Só que assim ele está utilizando toda a banda de internet e os outros
computadores
ficam inabiltados de acessar a internet.
Então para eu poder limitar o download dos pacotes a serem atualizados eu
estou fazendo
o seguinte:

Abro o Synaptic, clico no botão "Marcar todas as atualizações" e depois vou
em
Arquivo > Generate package download script, digito um nome qualquer para o
script
Ex.: lista_atualizacao.txt

No arquivo gerado eu removo  tudo que contem "wget -c " deixando apenas o
link
direto do que irá ser baixado.

Para limitar o download eu utilizo o wget, digitando o seguinte:
$ wget -cb $(cat lista_atualizacao.txt) --limit-rate=20k

Confesso que esse não deve ser o melhor método para limitar a banda de
download
da atualização, mas foi o processo mais "fácil" que eu soube fazer.

Gostaria de pedir uma ajuda do pessoal para mostrar quais são os métodos
utilizados por vocês para controlar o processo de atualização sem atrapalhar
outros computadores na rede.

Uma observação, não tenho como deixar o computador ligado sempre durante a
madrugada, pois seria um bom horário para efetuar a atualização.

Obrigado a todos desde já!
Abraço

--
Fabian 'Bian' Corrêa Marques