Solução POG. :)

Tem como mudar isso em alguma parte do gconf-editor e um um pouco de
trabalho :
sudo gconftool-2 --direct --config-source
xml:readwrite:/etc/gconf/gconf.xml.defaults --type string --set
"/caminho/para/o/nome/da/chave" "*Conteúdo-ou-valor-chave*"
para que os proximas contas já venham com o padrão estabelecido.

O ruim é descobrir se a alteração é mesmo uma chave de registro e qual é o
nome da chave.

Confesso que também não gostei dessa modificação, tinha que continuar sendo
"Desktop" para o resto da vida.