Caros;
O assunto é fora do tópico da lista, mas peço licença para compartilhar uma
experiência feliz recuperando dados de HD depois de formatado.
Formatei o HD usando um disco de boot com uma ferramenta de formatação de
disco. Este HD continha uma instalação completa do Debian mais meus dados
pessoais, um total de 80GB num disco de 120GB. FIz isso porque troquei de
máquina e iria repassar a antiga, devidamente limpa para que o novo dono
fizesse dela o que melhor lhe conviesse. FIz um backup do /home usando dosi
métodos: um tarball do /home e um wget -r do /home para uma terceira
máquina, tendo habilitado o apache para ler o /home.

Depois de instalada a máquina nova, usei de novo o wget -r para trazer o
home e dei uma conferida. Mas só me dei conta de que os dados não estavam
todos lá uma semana depois. O wget só trouxe até a terceira pasta da
hierarquia. Então peguei o tarball que tinah feito do /home e mandei
descompactar. Mas aí o arquivo estava bichado, descompactou apenas 16%.
Tentei o bziprecover e nada.

Aí fui la na casa onde estava a máquina velha, e a vi lá sendo usada com
windouz piratex. Peguei o disco e liguei como escravo na minha máquina de
testes e instalei o testdisk <aptitude install testdisk> e mandei vasculhar
o disco. Ele já no teste rápido achou as partições, mandei restaurar só a
partição /home que é a que me interessava e rebootei o micro. Estava tudo
lá, meus dados todos! Fiz uma cópia usando o cp -rv e para garantir
verifiquei tudinho. Depois reverti a alteração na tabela de partições e o
wondouz voltou também.

FIca aí a dica: o testdisk reverte até, segundo depoimentos que li, a
primeira formatação na vida do HD, e só não recupera os dados se eles já
tiverem sido sobrescritos.

Responder a