Bom, não sei se é o seu caso, mas recentemete tive vário problemas com
nfs e no meu caso era o seguinte:

Era um modelo de placa mãe em que o linux não conseguia salvar a data e
hora na bios. E com isto a bios sempre armazenava a hora incorreta.

No processo de boot o sistema carreva o nfs, e nisto o pc estava com a
hora errada, mas alguns processos depois o sistema automáticamente
corrigia a hora através do ntp, o que resultava no travamento do nfs que
passava a recusar conexões. Se eu fizesse um restart do nfs o mesmo
voltava a funcionar.

A solução foi colocar este parâmetro

HWCLOCKPARS=--directisa

nos arquivos
/etc/init.d/hwclockfirst.sh
/etc/init.d/hwclock.sh

Faz um teste, talvez tambem seja seu caso.