André, boa tarde!

Isso aconteceu comigo também. instalei o lenny tudo funcionando belezinha.
derrepente... ZAZZZZZ travou e quando reiniciei a interface grafica não
subia... pelo que vi no log do XORG o motivo era : erro nos drivers da minha
placa de video ( nvidia ) estão ausentes. Vou reinstalar hj os drivers!

Você pode checar o log de erro em :/var/log/Xorg.0.log

ficará mais facil da gente te ajudar ou de você mesmo corrigir o problema.

Espero ter ajudado, abraço!