Ronaldo,

O padrão da formatação ext2/ext3 é reservar 5% do espaço da partição para
processos privilegiados (e.g. os que rodam sob o usuário root). Isso evita
que o sistema pare por falta de espaço e reduz a fragmentação em partições
muito cheias.
Some a isto a reserva necessária para o diretório 'lost+found', para onde
vão os arquivos (ou fragmentos destes) recuperados durante um 'fsck', e aí
está o seu espaço "perdido".
Você pode diminuir este espaço durante a formatação usando o parâmetro '-m'.
Mesmo após a partição ter sido formatada esta reserva pode ser alterada com
o comando 'tune2fs -m x /dev/'partição"', onde 'x' e a porcentagem da
reserva. Ajuste de acordo com o tamanho da partição, mas nunca defina 0%
para aquelas que contiverem os diretórios /root, /tmp ou /var, senão você
pode ficar em apuros se algum processo maluco entupir alguma delas.

Regards,

2009/11/13 Ronaldo Reis Júnior <chrys...@gmail.com>

> Pessoal,
>
> veja minha partição home:
>
> Sist. Arq.            Tam   Usad Disp  Uso% Montado em
> /dev/sda4              54G   50G  598M  99% /home
>
> MInha dúvida é, se eu tenho 54G e usei 50G porque só restam 598M e não 4G,
> ou
> pelo menos algo mais próximo dos 4G e não de 600M.
>
> INte
> Ronaldo
> --
> 16ª lei - Lembre-se, é a sua dissertação. Você (!) é quem precisa fazê-la.

> [...]

Márcio H. Parreiras

GNU/Linux Professional

Pedro Leopoldo - MG - Brazil

"A caixa dizia: Requer MS Windows ou superior, então eu instalei Debian/GNU
Linux!"
http://www.debian.org/index.pt.html

"The box said: Requires MS Windows or better, then I installed Debian/GNU
Linux!"
http://www.debian.org/index.en.html

Por favor evite enviar-me anexos MS Excel (.xls, .xlsx), MS PowerPoint
(.ppt, .pptx) ou MS Word (.doc, .docx)
Veja http://www.gnu.org/philosophy/no-word-attachments.pt-br.html

Experimente http://www.broffice.org (ABNT NBR ISO/IEC 26300:2006)

Please avoid sending me MS Excel (.xls, .xlsx), MS PowerPoint (.ppt, .pptx)
or MS Word (.doc, .docx) attachments

Try http://www.openoffice.org (ABNT NBR ISO/IEC 26300:2006)

Filosofia M$: Se podemos complicar, porque simplificar?

M$ philosophy: If we can complicate, why simplify?

Codificação de caracteres / Character encoding: Unicode (UTF-8)
.

Responder a