Acho que você foi equivocado Guilherme, vejo que o suporte aos chipsets da
SiS on-board é bastante grande e VIA após o 2.4.xx teve mais suporte ainda,
ao compilar o kernel você vê na prática como é grande o suporte do kernel.
Eu tive um computador com chipset SiS e não tinha problemas , só em
configurar o Xorg que você tem que especificar corretamente.

Abraços