> A primeira coisa que me irrita é não ter a liberdade de usar o Firefox tal
> como vem da Mozilla, eu não tenho interesse em usar outros navegadores,
> mesmo que sejam baseados no firefox. Porém, colocam navegadores com outro
> nome, mas no /usr/bin adivinhem ?! firefox!

Baixei o firefox em versão binária e faça a instalação em
"/usr/local".  A mesma coisa para java e flash, fazendo o link dos
mesmo dentro do diretório plugin do firefox.  Depois vc pode fazer um
link simbólico de "/usr/local/bin" com nome como firefox-local ou algo
que melhor te atender.

Nada impede que vc faça isso por sua conta.  As distribuições
facilitam sua vida, mas o "Unix way of life" permanece.  Inclusive até
quanto a GLIBC, que pode ser linkada com versões diferentes, caso
precise.  Pra isso existem as variáveis de ambiente LD_PRELOAD e
LD_LIBRARY_PATH, entre outras.

BTW, "/usr/local" é só uma sugestão de interpretação do FSSTND.
Outros interpretam como "/opt" o local dessas instalações, ou em
outros diretórios.
--
[]´s
Helio Loureiro