Em 22 de abril de 2010 10:32, Helio Loureiro <he...@loureiro.eng.br>escreveu:

> sistema
>

> Corrompimento de fs é algo que não deveria acontecer, de forma alguma.
>  Se estiverem com journalling, e mesmo assim continuar com problemas,
> troque o fs para EXT2 e modo síncrono.
>
> Outra alternativa é utlizar um disco compartilhado via drbd.
>
> --
> []´s
> Helio Loureiro

     Helio,

     A partição onde se deu o corrompimento foi a raiz do sistema "/". Que
estava em "reiserfs".
     O desligamento a que me referi estava sendo através do botão "power".
     Experimentalmente, desabilitei o shutdown ou reboot para um usuário
comum, através do kdm, para evitar que alguém desligasse ou reiniciasse o
servidor acidentalmente enquanto algum outro usuário estivesse logado no
sistema. Isso também porque o servidor também estava sendo empregado como
estação de trabalho. Então, toda vez que alguém estivesse empregando o
servidor, tentasse desligar ou reiniciar a estação, aparecia uma janela para
inserção da senha de root para confirmação, exibindo, também, os usuários
logados no sistema. Quando era então calcado o botão "power" do gabinete
para um desligamento efetivo.
     Problema que foi surgindo como consequência, é que nem todos os
usuários sabiam da diferença do calque do detalhe do botão "power", onde
para desligamento do sistema basta apenas um leve aperto de 1 seg de duração
e para desligamento abrupto, um calque de 5 seg.
     A configuração anterior durou em torno de 2 meses e meio até o momento
onde se deu o problema.
     Por isso, nesta nova implementação, pretendo usar os erros para
melhorar o sistema e empregar também as experiências e soluções que estou
encontrando através das dicas do pessoal e pesquisas pela Internet.
     A questão que levantou do disco compartilhado, não conhecia. Se você
tiver algum link para leitura sobre o assunto "drbd", seria interessante.
     Abraço,

Nei Moreira

Responder a